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Transtornos Neurocognitivos - Demências

Estrutura curricular

Oferecer-se-á o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtornos Neurocognitivos -
Demências com duração aproximada de 10 (dez) meses.

Metodologia de Avaliação

Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio
dos professores, de participação nos fóruns de discussão e de prova presencial, conforme
determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica não será objeto
de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os
trabalhos valerão 40% (quarenta por cento) do total da nota e a prova presencial, 60% (sessenta por
cento).
Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%
(setenta por cento), em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas
presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso – TCC.
As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a. Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e
analíticas. b. Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a
adequação aos objetivos propostos para a formação do curso.
As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo
aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar
os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções
acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar
experiências e vivências profissionais.

Objetivo

 Apresentar as bases fisiopatológicas e clínicas das principais síndromes cognitivas e
comportamentais;
 Aprimorar os conhecimentos com as características dos distúrbios dentro de cada
especialidade, nas diferentes regiões do país;  Capacitar com conhecimentos que possam caracterizar e tipificar os vários tipos de
incapacidade cognitiva, com ênfase no diagnóstico e tratamento das demências,
depressões e psicoses em idosos;  Capacitar com informações básicas sobre os diferentes tópicos relacionados à
Neurologia Cognitiva e do Comportamento, bem como possibilitar a atualização dos
profissionais de saúde que atuam na área;  Conhecer a constância dos transtornos cognitivos e demências em clínicas
particulares, hospitais e demais instituições que trabalhem com Transtornos
Neurocognitivos;  Elencar as principais características clínicas e aspectos relacionados ao diagnóstico e
tratamento das demências; e  Obter informação sobre o nível de conhecimento e o interesse dos especialistas em
relação à área de transtornos cognitivos e demências.